Possui funções diferentes dependendo do processo do desagregador, tendo sempre como objetivo remover os contaminantes da massa desagregada no Hidrapulper antes de sua descarga, de modo a separar as impurezas antes mesmo da massa chegar até o tanque de massa desagregada.
Trabalhando em batelada, a função do DPA é separar os rejeitos maiores que 6mm na massa recém desagregada após a diluição da massa que é bombeada. A consistência de trabalho após passar pelo Descontaminador é de 4 a 5%.
Enquanto a massa que sai do Pulper é direcionada para o tanque de massa desagregada, o Descontaminador retém os contaminantes de grande tamanho em sua câmara, descarregando-os após realizar uma lavagem dos mesmos ao fim da batelada, resultando na baixíssima perda de fibras.
Descontaminador para desagregação continua, tem como principal função manter o Hidrapulper limpo e evitar a formação de tranças, dessa forma reduzindo o consumo de energia e cortando menos os contaminantes.
Trabalhando de maneira cíclica, o Descontaminador para baixa consistência realiza a triagem da massa do Pulper, retendo os contaminantes de grande tamanho em sua câmara enquanto recircula a massa para o Pulper, descarregando-os após realizar uma lavagem dos mesmos.
Uma das vantagens é não necessitar de uma bomba independente para retornar a massa ao Pulper.
Assim como o modelo DPB comum, o DPB-Plus tem como função triar a massa do Pulper, realizando ciclos de lavagem e descarga. Entretanto, este é equipado com um rotor desagregador modelo Vokes e chapa perfurada, podendo ser utilizado em plantas existentes para incrementar a produção do Pulper.
A massa que é aceitada pelo equipamento pode seguir diretamente para o tanque de massa desagregada.
A utilização de rotor helicoidal evita a fragmentação de contaminantes e gera menos resíduos e partículas na massa.
Produção de massa de maior qualidade e garantia da qualidade do papel ou celulose.